Só Templates

Créditos



Li Nantes - Designer linantes@yahoo.com.br

Acesse Também









quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Oficina Dos Satyros 2009

Estão abertas as inscrições para as Oficinas Livres de Teatro 2009 da Companhia de Teatro Os Satyros, que se iniciam no mês de março. Ministradas por atores da companhia, as oficinas são dirigidas a atores já formados e iniciantes que queiram entrar em contato com as técnicas de interpretação desenvolvidas pelos Satyros.
As aulas acontecem um vez por semana, com duração de três horas. Há três turmas das oficinas: aos sábados de manhã, das 10h30 às 13h30; sábados à tarde, das 14h30 às 17h30; e aos domingos à tarde, das 14h às 17hs.
As oficinas foram criadas no início dos anos 90, quando a Cia. residia em Portugal, com o objetivo de desenvolver o método do Teatro Veloz, elaborado pelo Cia. O método ajuda na recuperação de três preceitos: o estado criativo absoluto no imaginário do ator; a sonoridade sem o uso da palavra racional; e o caráter ritualístico do teatro.
São exercícios que, embasados pela Bioenergética, alguns, e fundamentados nas teorias preconizadas por mestres como Stanislavski, Meyerhold e Artaud, entre outras influências, no caso das práticas de atuação cênica, levam os indivíduos envolvidos em um mesmo processo criativo à reflexão, ao autoconhecimento e a uma apreensão diferenciada do todo em que se inserem, segundo disposições do imaginário.
Um dos objetivos do Teatro Veloz é predispor os atores a uma prontidão de respostas aos estímulos oriundos do meio, com o envolvimento emocional e intelectual dos participantes. Esse Teatro, como um catalisador de processos que condicionam o indivíduo a repensar a sua realidade e a se reposicionar em relação a ela, é fruto de um dos princípios que norteiam as atividades da Companhia dos Satyros, calcado no não-conformismo e resistência aos padrões arbitrariamente impostos pelo meio social.
A resposta imediata às imposições sociais se faz necessária, assim, em termos artísticos. A instrumentalização dos atores dá-se por meio de técnicas corporais, vocais e jogos teatrais, de modo que as disposições do imaginário possam estar sempre a serviço da criatividade.
Mais informações sobre horários e preços, podem ser obtidas pelo telefone 11 3258 6345.

Nenhum comentário: